Schoenstatt

Schoenstatt

sábado, 4 de janeiro de 2014

Apostolado da Oração

 
 O que é o Apostolado da Oração?

O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária, apaixonados por Ele e interiormente disponíveis para a sua missão. Apresenta-se visivelmente como uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa
 
INTENÇÃO DO MÊS - Janeiro2014
 Intenção Universal
Um desenvolvimento económico autêntico
A razão fundamental da crise mundial atual está, sem dúvida, na relação que se estabeleceu com o dinheiro, aceitando o seu domínio sobre as pessoas e as sociedades, passando de instrumento a finalidade. Ora, o dinheiro deve servir e não governar e ser posto ao serviço de todos os homens.
Esta relação esquece que aquilo que deve estar em primeiro lugar é a pessoa humana e a sua dignidade. Quando isto não é tido em conta, desaparece a ética e sem esta todas as medidas passam a ser permitidas, seja em prejuízo de quem for. Assim, a crise financeira acontece porque existe uma profunda crise antropológica, que pretende reduzir o homem a uma única das suas necessidades: o consumo.
Verifica-se, hoje em dia, uma autêntica ditadura da economia, sem um rosto e um objetivo verdadeiramente humano, em que a moral está ausente, porque ela obrigaria a uma mudança de atitude daqueles que detêm o poder do dinheiro.
Os problemas da atual crise acontecem também porque não existe a solidariedade e por isso, enquanto uns enriquecem cada vez mais, os outros, a maioria, ficam cada vez mais pobres. Dito de outro modo, os avanços que se verificam no mundo não são para todos, mas acabam por ser para uma minoria, por uma injusta distribuição dos bens.
Para que as coisas se alterem, impõe-se uma mudança radical, por parte dos políticos e dos que detêm o poder financeiro, dentro de uma autêntica fraternidade, atendendo ao bem comum e não aos próprios interesses egoístas.
Rezemos, de um modo especial neste mês, para que todos aqueles que trabalham pelo desenvolvimento económico dos países tenham em conta, em primeiro lugar, a pessoa humana e para que a todos chegue a ajuda necessária. Rezemos também para que o Senhor abra o coração de todos, de maneira que colaborem, honesta e solidariamente, para o desenvolvimento económico humano em todos os países.
Intenção pela Evangelização
Rumo à unidade
Celebra-se neste mês, do dia 18 ao dia 25, o Oitavário pela Unidade dos Cristãos. Daqui a razão da Intenção pela Evangelização, proposta pelo Papa.
Cristo veio ao mundo para unir o género humano e para isso ofereceu a própria vida. E nós, os cristãos, que recebemos este nome de Cristo, continuamos desunidos e não vivemos em comunhão total, como deveria acontecer. A nossa divisão é um escândalo, sobretudo para aqueles que não acreditam em Deus nem em Cristo, e constitui um impedimento para a evangelização e um obstáculo para o testemunho que devíamos dar de Cristo e do Evangelho.
Cristo, que sabia que iria haver esta desunião, rogou com insistência ao Pai pela unidade, para que todos fôssemos um como Ele é com o Pai (cf. Jo 17, 21). Cristo desejava que todos vivêssemos em unidade, apesar da diversidade de origem, de costumes e de culturas e cores. Mas, apesar deste desejo ardente de Cristo, desde muito cedo apareceram as divisões dentro das comunidades e mais tarde entre as diversas Igrejas, gerando grandes divisões internas. Os cismas nasceram dentro das Igrejas, levando a um afastamento mútuo.
Por isso, a unidade desejada por Cristo ainda está longe de ser alcançada, apesar dos progressos que tem havido, sobretudo a partir do Concílio Vaticano II. Mas o problema tem-se agravado nalgum sentido pelo surgimento de novos conflitos, provocados por algumas das partes.
Tudo isto mostra que a unidade não pode ser alcançada por nós, embora Deus peça a nossa colaboração. A comunhão entre os cristãos é um dom do Espírito Santo. Quanto mais nos aproximarmos da Santíssima Trindade pela oração, mais nos aproximaremos uns dos outros e nos reconheceremos como filhos do mesmo Pai, que é o único que nos pode unir. Rezemos sempre, mas sobretudo este mês, para que a unidade entre os cristãos seja uma realidade, se não doutrinal, sempre difícil, pelo menos aquela que se traduz em amizade, compreensão mútua, colaboração e entreajuda.
António Coelho, s.j.
 
 

OFERECER O DIA
Ao iniciar o dia, num momento de silêncio, faço-me presente diante de Jesus Ressuscitado que está comigo. Peço ao Pai que me faça disponível à missão do seu Filho para este novo dia, oferecendo o que sou e o que tenho.
Posso expressar este oferecimento usando palavras minhas ou recorrendo a uma oração de oferecimento escrita. Peço ao Espírito Santo que abra o meu coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, e rezo segundo as intenções do Papa para este mês.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste novo dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que Se entrega por mim
e que vem a mim na Eucaristia. (até aqui, são as frases para a primeira página)
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo,
disponível para a sua missão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs
desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-Te o meu dia
pela missão da Igreja
e pelas intenções de oração do Papa
para este mês.
Glória ao Pai e ao Filho
e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre.
Amém.
Ver e rezar pela intenção do mês
 
 
 

Rever o meu dia
Reconheço agora as mil maneiras como estiveste presente ao longo do meu dia, nos dons da criação, nas pessoas que encontrei, naquele momento particular em que senti que estiveste comigo. (Dou algum tempo para recordar e saborear esse momento). Obrigado, Senhor!

Neste dia, foste-me interpelando, mesmo nas pequenas coisas, para que fosse instrumento da tua bondade, da tua alegria, do teu perdão… Por todas as vezes em que fui disponível para o que quiseste de mim, em que os outros tiveram mais vida porque eu me soube dar, eu Te agradeço!

Mas também vejo que cedi algumas vezes ao desânimo, ao egoísmo, à crítica. Vejo que os outros perderam algo com a minha falta de atenção e por pensar mais em mim do que nas necessidades dos irmãos. Porque não fui disponível inteiramente à tua vontade, peço-Te perdão. Ajuda-me a que, amanhã, não seja obstáculo à tua ação na minha vida e peço-Te que, na tua misericórdia, transformes o meu coração.

Dá-me, Jesus, a tua bênção e concede-me a graça de viver mais um dia unido a Ti, disponível para o que quiseres de mim.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Outra sugestão de revisão orante do dia:
 
 

Rezar com o Papa

Para o mês de Janeiro
Universal Desenvolvimento económico Para que seja promovido um autêntico desenvolvimento económico, respeitoso da dignidade de todas as pessoas e de todos os povos.
Pela Evangelização Unidade dos cristãos Para que os cristãos das diversas confissões caminhem em direção à unidade desejada por Cristo.
Oração
Senhor Deus,
ao criar o homem e a mulher confiaste-lhes o poder sobre toda a criação, para que esta se tornasse o lugar da sua subsistência e onde se encontrasse o reflexo da tua beleza.
Mas a sede de poder e de ganho faz com que, tantas vezes, se criem dramáticas situações de injustiça: a exploração dos mais pobres, a falta de respeito pela dignidade dos trabalhadores, o desrespeito pela ordem da criação...
Peço-te, Senhor, por todos os que têm nas suas mãos o desenvolvimento económico do mundo, para que sejam tocados pelo Teu Espírito de Amor e sejam sensíveis à igualdade, aos direitos e à dignidade de todos os teus filhos.
Em união com toda a Igreja, uno-me à intenção que o Santo Padre propõe ao Apostolado da Oração, oferecendo a minha oração e a minha vida em favor de um desenvolvimento económico que faça deste mundo um lugar digno para todos.
Peço também que concedas aos que creem no Teu Filho Jesus o dom da unidade e da paz.

Pai Nosso; Ave Maria; Glória…

Sugestões de desafios para este mês:
• Informar-me sobre as questões económicas mais atuais e importantes do país ou região onde habito.
• Na medida do possível, alertar para situações onde o desenvolvimento económico se sobrepõe à dignidade humana.
• Estar atento a situações de pessoas que conheço que sofrem injustiças e procurar ajudar na medida das minhas possibilidades.
• Participar em alguma iniciativa da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário