6h30 – Começa o dia.
Primi Vespri
7h00 – Oração das laudes, uma hora de oração mental e oração da terceira hora
Laudes, primeira oração do dia. Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Benedictus, preces e oração conclusiva. Todas as orações comunitárias são rezadas em dois coros, ou seja, as irmãs se dividem em dois grupos e cada grupo canta ou reza (conforme a liturgia), por sua vez, um versículo do salmo. A leitura é feita por uma irmã e ouvida atentamente por todas as outras.
8h30 – Missa e ação de graças
9h15 – Café-da-manhã
9h40 – Trabalho. As carmelitas do convento do Campo Grande fazem hóstias para a missa, bordam toalhas, roupa de cama e capas para livros. Outras atividades incluem a pintura de livros e a confeitaria. Elas também gravam discos.
12h30 – Oração do ângelus, sexta hora e terço
Oração (Sexta) - Oração Comunitária, assim como Tércia, composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva, seguida de um momento de reflexão em silêncio (exame de consciência). Por fim, a oração do Pai- Nosso como contrição e propósito de emenda para aquele dia.
13h00 – Almoço
14h00 – Recreio
15h00 – Descanso e recolhimento em silêncio
16h00 – Oração da nona hora
Oração (Nôa) - Oração Comunitária, também composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva.
16h20 – Leitura espiritual
17h00 – Trabalho. Em alguns dias, essas duas horas são dedicadas à formação
19h00 – Vésperas, ofício de leituras e outra hora de oração mental
Vésperas - Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Magnificat, preces e oração conclusiva. Após Vésperas, segue-se uma hora de oração pessoal e depois desse momento de oração pessoal, reza-se o Ofício.
20h30 – Jantar
21h30 – Recreio. Às quintas-feiras, suprime-se esta hora de recreio, que é substituída por um
exercício público de adoração.
22h30 – Oração das completas e descanso..."
Completas - última oração comunitária do dia. Inicia-se com um grande momento de silêncio a fim de que as irmãs façam seu exame de consciência e arrependidas peçam perdão umas às outras pelas falhas e erros que tiverem incorrido durante todo o dia. Depois, recitam-se um hino e um salmo, ouve-se uma leitura breve, recita-se o Cântico de Simeão com antífona, há uma oração conclusiva e canta-se um hino a Nossa Senhora.
Referências
http://www.carmelitasmensageiras.com.br/vida_oracao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário