Schoenstatt

Schoenstatt

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Francisco: ser voluntário é lutar contra as causas da pobreza

pagina 8 L’OSSERVATORE ROMANO venerdì 5 dicembre 2014
É a imagem de uma Igreja
que rodeia o avental e inclina-se para
servir aos que necessitam."

Vigília do Dia Internacional do Voluntário
2014-12-04 Rádio Vaticana
“Há muita necessidade de testemunhar o valor da gratuidade”, disse o Papa em seu discurso aos voluntários, recordando que os pobres não podem se tornar uma ocasião de lucro. Para Francisco, as pobrezas hoje mudam de aspecto, com os pobres que reivindicam o protagonismo de seu futuro. Eis então que os voluntários são chamados a captar esses sinais dos tempos, trabalhando a serviço desse protagonismo através da solidariedade. E essa mesma solidariedade leva a lutar contra as causas estruturais da pobreza: a desigualdade, a falta de emprego e de moradia, e a negação dos direitos. 
“A solidariedade é um modo de fazer a história com os pobres, rejeitando supostas obras altruístas que reduzem o outro à passividade”, declarou Francisco, definindo os voluntários “agentes de paz e artífices de justiça”.
Entre as causas principais da pobreza, o Papa identificou um sistema econômico que saqueia a natureza. De modo especial, Francisco mencionou o desflorestamento, as catástrofes ambientais e a perda da biodiversidade, recordando que a criação não é propriedade de poucos, mas “dom maravilhoso de Deus” e “patrimônio de todos”.



O Prêmio do Voluntariado Internacional é o tradicional evento organizado por ocasião do Dia Internacional do Voluntário, organizado pela Organização das Nações Unidas 05 de dezembro para reconhecer o compromisso real de milhares de voluntários em todo o mundo.

FOCSIV E I SUOI SOCI IN UDIENZA PRIVATA DAL PAPA, IN OCCASIONE DEL PREMIO DEL VOLONTARIATO INTERNAZIONALE 2014

A XXI edição celebrada em 4 de dezembro 
começou com uma audiência privada com o Papa Francisco

O "estabelecimento de relações de fraternidade" f
oi apenas o critério básico de seleção 
para a atribuição do Voluntariado Internacional em 2014, 
dando eco às palavras proferidas recentemente pelo P
apa Francisco quando ele apontou que 
a fraternidade é "a raiz da paz".

http://www.focsiv.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário