Schoenstatt

Schoenstatt

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"...com uma parte do manto de Elias, na mão e no coração..."

eis que de repente 
um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, 
e Elias subiu ao céu num turbilhão.


"...O espírito de Elias repousa sobre Eliseu!.."


II Reis Capítulo 2


"1 Eis o que se passou no dia em que o Senhor arrebatou Elias ao céu num turbilhão: 
Elias e Eliseu partiram de Gálgala, 

e Elias disse a Eliseu: Fica aqui, porque o Senhor me mandou a Betel. 
Por Deus e por tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E desceram a Betel. 

Os filhos dos profetas, que estavam em Betel, saíram ao encontro de Eliseu e disseram-lhe: Sabes que o Senhor vai tirar hoje o teu amo de sobre a tua cabeça? 
Sim, eu o sei: calai-vos!

Elias disse-lhe: Fica aqui, Eliseu, porque o Senhor manda-me a Jericó. 
Por Deus e por tua vida, respondeu ele, não te deixarei. E chegaram a Jericó. 

Os filhos dos profetas que estavam em Jericó 
foram ter com Eliseu e disseram-lhe: 
Sabes que o Senhor vai tirar hoje o teu amo de sobre a tua cabeça? S
im, eu o sei. Calai-vos.

Elias disse-lhe: Fica aqui, porque o Senhor manda-me ao Jordão. 
Por Deus e pela tua vida, respondeu Eliseu, não te deixarei. E partiram juntos.
Seguiram-nos cinqüenta filhos de profetas os quais pararam ao longe, diante deles, 
enquanto Elias e Eliseu se detinham à beira do Jordão.

Elias tomou o seu manto, dobrou-o e feriu com ele as águas, 
que se separaram para as duas bandas, 
de modo que atravessaram ambos a pé enxuto. 

Tendo passado, Elias disse a Eliseu: 
Pede-me algo antes que eu seja arrebatado de ti: 
que posso eu fazer por ti? 
Eliseu respondeu: 
Seja-me concedida uma porção dobrada do teu espírito.

10 Pedes uma coisa difícil, replicou Elias.
Entretanto, se me vires quando eu for arrebatado de ti, isso te será dado: 
mas se não me vires, não te será dado.

11 Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, 
eis que de repente 
um carro de fogo com cavalos de fogo 
os separou um do outro, 
e Elias subiu ao céu num turbilhão.

12 Vendo isso, Eliseu exclamou: Meu pai, meu pai! 
Carro e cavalaria de Israel! 
E não o viu mais. 
Tomando então as suas vestes, rasgou-as em duas partes.

13 Apanhou o manto que Elias deixara cair, 
e voltando até o Jordão, parou à beira do rio.

14Tomou o manto que Elias deixara cair, 
eriu com ele as águas, dizendo: 
Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Onde está ele? 
Tendo ferido as águas, 
estas separaram-se para um e outro lado, e
 Eliseu passou..."

2015-02-27 L’Osservatore Romano


"...a saudação final de Elias aos seus discípulos e a Eliseu, o seu rapto no carro de fogo e o início da missão de Eliseu que se despoja das vestes, toma o manto do mestre e, nas margens do Jordão, é reconhecido como o verdadeiro herdeiro do profeta. É uma narração intensa, cheia de ternura, na qual se desfaz um pouco a dureza de carácter que distinguia Elias. De certa forma, o profeta aprende – e também nós, sugeriu o padre Secondin, deveríamos aprender «a oferecer abraços de esperança e de ternura» - do seu discípulo que é afectuoso e paciente..."