Schoenstatt

Schoenstatt

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alegra-te favorecida, o Senhor está contigo! – Lc 1, 26-38

O texto  seguir pertence ao Projeto
http://www.lectionautas.com.br/projeto/
Instruções para a oração:  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.*

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,  a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível’. Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o anjo retirou-se.

"O Evangelho diz que o anjo do Senhor chegou onde Maria estava e disse: Ave, cheia de graça! Alegra-te favorecida, o Senhor está contigo. O Senhor quer vir neste lugar onde eu estou, neste meu trabalho, nesta minha condição familiar, nesta minha falta de tempo, nos meus estudos, com todos os meus problemas e dificuldades… Quais são as minhas circunstâncias atuais, nas quais Deus quer chegar? Aí, onde estou, o Senhor quer me dizer:  Alegra-te favorecida (o)! Porque o Senhor está contigo! Você não precisa mais viver suas aflições sozinha (o)!

A passagem diz que Maria sentiu-se perturbada. E nós também! Não estamos acostumados a ouvir esse tipo de saudação! As saudações que recebemos diariamente são preocupantes: “A conta de telefone venceu!” “Está muito perigoso andar na rua sozinha (o)!” E Deus nos faz uma saudação diferente: alegra-te! No texto fala que Maria ficou perturbada, mas não se paralisou com a perturbação. Ficou perturbada e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. Estamos pouco acostumados a refletir, a colocar-nos a pensar!
 
A vida é tão corrida! Refletir parece perda de tempo! Mas foi quando Maria parou para refletir que ela pode ouvir do Anjo: Não temas! Porque conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás Jesus.

O convite de Deus hoje é o seguinte: Primeiro – Escute a minha saudação: alegre-se! Segundo – Gaste tempo com a minha palavra e reflita, como Maria fez, porque assim você vai perceber que a sua vida está destinada a dar muitos frutos bons! Frutos de eternidade! Nossa vida está destinada a gerar boa nova, para nós mesmos e para a vida daqueles que nos cercam!

E aí, entrando neste diálogo com Deus, poder perguntar para Ele, como Maria fez: Como acontecerá isso, se eu não convivo com um homem? A frase de Maria poderia ter sido diferente: Impossível! Eu não convivo com homem! Quais são os impossíveis da minha vida?

Impossível não fazia parte do vocabulário de Maria! Sabe por quê? Porque ela sabia que não vinha dela. O anjo responde: O Espírito Santo virá, e te fará sombra! Conta a Maria que sua prima Isabel está grávida e afirma: Para Deus nada é impossível. Nesse momento, Maria percebeu que as ações eram de Deus. Que cabia a ela se colocar à disposição: Tens aqui a escrava do Senhor! E continua: Que a sua palavra se cumpra em mim. Que se cumpra, que aconteça. Ela não disse eu cumprirei a Palavra. Ela tem plena noção de que não se trata de voluntarismo, se trata de disponibilidade. E aí mora a grandeza de Maria. Deixar Deus agir. Que difícil isso pra gente! Que difícil soltar as coisas que a gente não controla e simplesmente deixar que a Palavra se cumpra. Muitas vezes até dizemos sim pra Deus. Mas a gente diz sim e segura! Maria diz sim, e solta!

Que o sim de Maria possa inspirar o nosso SIM. Um SIM que significa se colocar à disposição, deixar que Deus nos faça discernir quais são as ações que cabem a nós, e quais cabem a Ele. Deus quer que a Palavra se torne carne em nossa vida, e para isso, só precisa do nosso SIM!"
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei

Nenhum comentário:

Postar um comentário