Schoenstatt

Schoenstatt

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

10º Dia - Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

Transformando Pactos em Alianças:
Ensinai-nos a bem contar os nossos dias, para alcançarmos o saber do coração.
SL 89, 12


...de uma mesma boca procede a bênção e a maldição.
não convém, meus irmãos, que seja assim.
TG 3,10

Eu vos digo: no dia do juízo
os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido.
É por tuas palavras que serás justificado ou condenado
Mt 12,36-37

Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

  • Antes da leitura é preciso ter contato com a Sagrada Escritura, seja de forma impressa, ou pelos aplicativos de celular e internet. http://www.claret.org.br/biblia
  • Aquietar o corpo e o espírito seja na igreja, ou na própria casa.
  • Fazer uma oração ao Espírito Santo pedindo que Ele ilumine e clareie o entendimento acerca daquele texto. http://umaspreces.blogspot.com.br/2016/11/oracao-ao-espirito-santo.html
  • Ler o texto bíblico do dia.
  • Fazer uma leitura atenta, mas sem querer interpretar, somente buscando os personagens, o local e o contexto histórico.
  • Refletir sobre o significado e interpretação do texto.
  • Fazer uma oração de entrega desse texto, ressaltando o que a voz de Deus comunicou com ele.
  • É importante sempre fazer da Palavra de Deus uma oração

"Quais foram minhas palavras hoje?"
"O que falei?"
"Como falei?
"Abençoei ou amaldiçoei?"

10º Dia - Transformando Pactos em Alianças:

Proverbios 23, 1-12
1 Quando te assentares à mesa com um grande,
considera com atenção quem está diante de ti:
2 põe uma faca na tua garganta, se tu sentes muito apetite;
3  não cobices seus manjares que são alimentos enganosos.
4 Não te afadigues para te enriqueceres, evita aplicar a isso teu espírito.
5 Mal fixas os olhos nos bens, e nada mais há,
porque a riqueza tem asas como a águia que voa para o céu.
6 Não comas com homem invejoso, não cobices seus manjares,
7 porque ele se mostra tal qual se calculou em si mesmo.
Ele te diz: Come e bebe, mas seu coração não está contigo.
8 Comido o bocado, tu o vomitarás e desperdiçarás tuas amabilidades.
9 Não fales aos ouvidos do insensato porque ele desprezaria a sabedoria de tuas palavras.
10 Não toques no marco antigo, não penetres na terra dos órfãos
11 porque seu vingador é poderoso e defenderá sua causa contra ti.
12 Aplica teu coração à instrução e teus ouvidos às palavras da ciência

Jó 31, 19-30
19 Se vi perecer um homem por falta de roupas, e o pobre que não tinha com que cobrir-se,
20 sem que seus rins me tenham abençoado, aquecido como estava com a lã de minhas ovelhas;
21 se levantei a mão contra o órfão, quando me via apoiado pelos juízes,
22 que meu ombro caia de minhas costas, que meu braço seja arrancado de seu cotovelo!
23 Pois o temor de Deus me invadiu, e diante de sua majestade não posso subsistir.
24 Nunca pus no ouro minha segurança, nem jamais disse ao ouro puro:
És minha esperança.
25 Nunca me rejubilei por ser grande a minha riqueza,
nem pelo fato de minha mão ter ajuntado muito.
26 Quando eu via o sol brilhar, e a lua levantar-se em seu esplendor,
27 jamais meu coração deixou-se seduzir em segredo,
e minha mão não foi levada à boca para um beijo.
28 Isto seria um crime digno de castigo, pois eu teria renegado o Deus do alto.
29 Nunca me alegrei com a ruína de meu inimigo, e nem exultei quando a infelicidade o feriu.
30 Não permiti que minha língua pecasse, reclamando sua morte por uma imprecação

Genesis 9, 9-17
9 “Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade,
10 assim como com todos os seres vivos que estão convosco: as aves, os animais domésticos,
todos os animais selvagens que estão convosco,
desde todos aqueles que saíram da arca até todo animal da terra.
11 Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio,
e não haverá mais dilúvio para devastar a terra.”
12 Deus disse: “Eis o sinal da aliança que eu faço convosco
e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras:
13 Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra.
14 Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens,
15 e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda espécie,
e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura.
16 Quando eu vir o arco nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna estabelecida entre Deus
e todos os seres vivos de toda espécie que estão sobre a terra.”
17 Dirigindo-se a Noé, Deus acrescentou:
“Este é o sinal da aliança que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra.”

Lucas 22, 14-20
14.Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos.
15.Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer.
16.Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus.
17.Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós.
18.Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.
19.Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo:
Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20.Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós...


Oração:
Determina, Senhor Jesus, que todos os anjos maus batam agora em ordem de retirada.
Anjos que apadrinham pactos com as trevas e que nos levam à perdição.
Que Teus Anjos, Senhor, acampem junto de mim e dos meus.
Desejo viver com fidelidade a Nova e Eterna Aliança feita com Teu Sangue, Jesus!
Que toda sentença que me feche à benção seja cancelada.
Eu rompo com pactos impensados e insensatos que fiz, com pactos feitos em ocasião de desespero, em que estava acuado ou diante de um perigo.
Amém
 
 
REFERÊNCIAS:

MUCIO, Marlon Pe; VIEIRA, Fábio G. 40 Dias Transformando Maldições em Bençãos, ed. Canção Nova, 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário