Schoenstatt

Schoenstatt

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

16º Dia - Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

Transformando Grilhão em Libertação:

Ensinai-nos a bem contar os nossos dias, para alcançarmos o saber do coração.
SL 89, 12


...de uma mesma boca procede a bênção e a maldição.
não convém, meus irmãos, que seja assim.
TG 3,10

Eu vos digo: no dia do juízo
os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido.
É por tuas palavras que serás justificado ou condenado
Mt 12,36-37

Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

  • Antes da leitura é preciso ter contato com a Sagrada Escritura, seja de forma impressa, ou pelos aplicativos de celular e internet. http://www.claret.org.br/biblia
  • Aquietar o corpo e o espírito seja na igreja, ou na própria casa.
  • Fazer uma oração ao Espírito Santo pedindo que Ele ilumine e clareie o entendimento acerca daquele texto. http://umaspreces.blogspot.com.br/2016/11/oracao-ao-espirito-santo.html
  • Ler o texto bíblico do dia.
  • Fazer uma leitura atenta, mas sem querer interpretar, somente buscando os personagens, o local e o contexto histórico.
  • Refletir sobre o significado e interpretação do texto.
  • Fazer uma oração de entrega desse texto, ressaltando o que a voz de Deus comunicou com ele.
  • É importante sempre fazer da Palavra de Deus uma oração

"Quais foram minhas palavras hoje?"
"O que falei?"
"Como falei?
"Abençoei ou amaldiçoei?"

16º Dia - Transformando Grilhão em Libertação:

Romanos - Capítulo 6
1 Então que diremos?
Permaneceremos no pecado, para que haja abundância da graça?
2 De modo algum. Nós, que já morremos ao pecado,
como poderíamos ainda viver nele?
3 Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo,
fomos batizados na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que,
como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai,
assim nós também vivamos uma vida nova.
5 Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua,
sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição.
6 Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele,
para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado,
e já não sejamos escravos do pecado.
7 (Pois quem morreu, libertado está do pecado.)
8 Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele,
9 pois sabemos que Cristo, tendo ressurgido dos mortos, já não morre,
nem a morte terá mais domínio sobre ele.
10 Morto, ele o foi uma vez por todas pelo pecado;
porém, está vivo, continua vivo para Deus!
11 Portanto, vós também considerai-vos mortos ao pecado,
porém vivos para Deus, em Cristo Jesus.
12 Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites.
13 Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal.
Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte,
para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço.
14 O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça.
15 Então? Havemos de pecar, pelo fato de não estarmos sob a lei, mas sob a graça?
De modo algum.
16 Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer,
sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte,
quer da obediência para a justiça?
17 Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado,
obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos.
18 E, libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça.
19 Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens,
por causa da fraqueza da vossa carne.
Pois, como pusestes os vossos membros
a serviço da impureza e do mal para cometer a iniquidade,
assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade.
20 Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça.
21 Que frutos produzíeis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais.
O fim deles é a morte.
22 Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade;
e o termo é a vida eterna.
23 Porque o salário do pecado é a morte,
enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Gl 2,20-21
20 Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim.
A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus,
que me amou e se entregou por mim.
21 Não menosprezo a graça de Deus; mas, em verdade,
se a justiça se obtém pela lei, Cristo morreu em vão.

At 19,11-12
11 Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo,
de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos;
12 e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.

Cor 9,22-27
22 Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos.
Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos.
23 E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante.
24 Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio.
Correi, pois, de tal maneira que o consigais.
25 Todos os atletas se impõem a si muitas privações;
e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível.
26 Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar.
27 Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão,
de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros.

Ef 3,1-5
1 Por essa causa é que eu, Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo por amor de vós, gentios...
2 Vós deveis ter aprendido o modo
como Deus me concedeu esta graça que me foi feita a vosso respeito.
3 Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar
4  Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do mistério cristão,
5 que em outras gerações não foi manifestado aos homens
da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.

2Tm 2,9-17
6 É preciso que o lavrador trabalhe antes com afinco, se quer boa colheita.
7 Entende bem o que eu quero dizer. O Senhor há de dar-te inteligência em tudo.
8 Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de Davi
e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho,
9 pelo qual estou sofrendo até as cadeias como um malfeitor.
Mas a palavra de Deus, esta não se deixa acorrentar.
10 Pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos,
para que também eles consigam a salvação em Jesus Cristo, com a glória eterna.
11 Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos.
12 Se soubermos perseverar, com ele reinaremos.
13 Se, porém, o renegarmos, ele nos renegará.
Se formos infiéis... ele continua fiel, e não pode desdizer-se.
14 Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras,
que só servem para a perdição dos ouvintes.
15 Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação,
operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade.
16 Procura esquivar-te das conversas frívolas dos mundanos,
que só contribuem para a impiedade.
17 As palavras dessa gente destroem como a gangrena.




Oração:
Tu tens o poder, ó Jesus, de quebrar todos os grilhões e todas as algemas e amarras
que me prendem a Satanás e a este mundo mal.
Tu podes, Senhor, arrebentar todas as cadeias que me prendem às trevas
e que me impedem de caminhar na benção.
Pelas Tuas Santas Mãos, livres e ternas, cravadas no altar da Cruz,
livra-me, Jesus, da perdição eterna.
Liberta-me de todo o cativeiro.
Transforma minhas maldições em bênçãos, meus grilhões em libertação.
Eu crucifico minha palavra e guardo no coração Tua Palavra!
Que liberto, eu liberte meu irmão.
Amém
 
 
REFERÊNCIAS:

MUCIO, Marlon Pe; VIEIRA, Fábio G. 40 Dias Transformando Maldições em Bençãos, ed. Canção Nova, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário