Schoenstatt

Schoenstatt

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

22º Dia - Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

Transformando Complexos em Serenidade

Ensinai-nos a bem contar os nossos dias, para alcançarmos o saber do coração.
SL 89, 12


...de uma mesma boca procede a bênção e a maldição.
não convém, meus irmãos, que seja assim.
TG 3,10

Eu vos digo: no dia do juízo
os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido.
É por tuas palavras que serás justificado ou condenado
Mt 12,36-37

Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

  • Antes da leitura é preciso ter contato com a Sagrada Escritura, seja de forma impressa, ou pelos aplicativos de celular e internet. http://www.claret.org.br/biblia
  • Aquietar o corpo e o espírito seja na igreja, ou na própria casa.
  • Fazer uma oração ao Espírito Santo pedindo que Ele ilumine e clareie o entendimento acerca daquele texto. http://umaspreces.blogspot.com.br/2016/11/oracao-ao-espirito-santo.html
  • Ler o texto bíblico do dia.
  • Fazer uma leitura atenta, mas sem querer interpretar, somente buscando os personagens, o local e o contexto histórico.
  • Refletir sobre o significado e interpretação do texto.
  • Fazer uma oração de entrega desse texto, ressaltando o que a voz de Deus comunicou com ele.
  • É importante sempre fazer da Palavra de Deus uma oração

"Quais foram minhas palavras hoje?"
"O que falei?"
"Como falei?
"Abençoei ou amaldiçoei?"

22º Dia - Transformando Complexos em Serenidade:


II CORINTIOS 7, 4-7
4 Tenho grande confiança em vós. Grande é o motivo de me gloriar de vós.
Estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.
5 De fato, à nossa chegada em Macedônia, nenhum repouso teve o nosso corpo.
Eram aflições de todos os lados, combates por fora, temores por dentro.
6 Deus, porém, que consola os humildes, confortou-nos com a chegada de Tito;
7 e não somente com a sua chegada, mas também com a consolação que ele recebeu de vós.
Ele nos contou o vosso ardor, as vossas lágrimas, a vossa solicitude por mim,
de modo que ainda mais me regozijei.

I REIS 19
1 Quando Acab contou a Jezabel tudo o que fizera Elias,
e como ele passara ao fio da espada todos os profetas de Baal,
2 a rainha mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe:
Que os deuses me tratem com o último rigor, 3
se amanhã, a esta mesma hora, eu não fizer de tua vida o que fizeste da deles.
3 Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida.
Chegando a Bersabéia, em Judá, deixou ali o seu servo,
4 e andou pelo deserto um dia de caminho.
Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte:
Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais.
5 Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero.
Mas eis que um anjo tocou-o, e disse:
Levanta-te e come.
6 Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água.
Comeu, bebeu e tornou a dormir.
7 Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse:
Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer.
8 Elias levantou-se, comeu e bebeu e,
com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites,
até Horeb, a montanha de Deus.
9 Chegando ali, passou a noite numa caverna.
Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida:
Que fazes aqui, Elias?
10 Ele respondeu:
Estou devorado de zelo pelo Senhor, o Deus dos exércitos.
Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança,
derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada.
Só eu fiquei, e querem tirar-me a vida.
11 O Senhor desse-lhe:
Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar.
Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento,
que fendia as montanhas e quebrava os rochedos;
mas o Senhor não estava naquele vento.
Depois do vento, a terra tremeu;
mas o Senhor não estava no tremor de terra.
12 Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo;
mas o Senhor não estava no fogo.
Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.
13 Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto,
saiu e pôs-se à entrada da caverna.
Uma voz disse-lhe:
Que fazes aqui, Elias?
14 Ele respondeu:
Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos.
Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança,
derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada.
Só eu fiquei, e agora querem tirar-me a vida.
15 O Senhor disse-lhe:
Retoma o caminho do deserto, na direção de Damasco.
Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria,
16 Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Safat,
de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.
17 Todo o que escapar à espada de Hazael, será morto por Jeú,
e o que escapar à de Jeú, será morto por Eliseu.
18 Mas reservarei em Israel sete mil homens,
que não dobraram os joelhos diante de Baal,
e cujos lábios não o beijaram.
19 Elias, partindo dali, encontrou Eliseu, filho de Safat,
lavrando com doze juntas de bois diante dele;
ele mesmo conduzia a duodécima junta.
Elias aproximou-se e jogou o seu manto sobre ele.
20 Eliseu, deixando imediatamente os seus bois,
correu atrás de Elias, e disse: Deixa-me ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei.
Vai, disse-lhe Elias, mas volta, porque sabes o que te fiz.
21 Eliseu, deixando Elias, tomou uma junta de bois e imolou-os.
Com a lenha do arado cozeu as carnes e deu-as a comer à sua gente.
Em seguida partiu e seguiu Elias, para servi-lo.



Oração:
Se Tu me amas, Senhor, eu me amo.
Não me amo mais nem menos do que Tu me amas:
eu me amo como Tu me amas.
Se Tu me consideras, Senhor, eu me considero também.
Nem acime, nem abaixo
da consideração que Tu tens para comigo.
Mas busco estar à altura do Teu amor por mim!
É por isso, Jesus, que renuncio à minha lista
de "nãos" e a  transformo de maldição em benção.
Meus complexos, Tu podes transforma-los
em serenidade e coragem.
Em Ti eu me movo, sou e existo.
Em Ti tudo posso.
Amém
 
 
REFERÊNCIAS:

MUCIO, Marlon Pe; VIEIRA, Fábio G. 40 Dias Transformando Maldições em Bençãos, ed. Canção Nova, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário