Schoenstatt

Schoenstatt

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

17º Dia - Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

Transformando Inveja em Gratidão:

Ensinai-nos a bem contar os nossos dias, para alcançarmos o saber do coração.
SL 89, 12


...de uma mesma boca procede a bênção e a maldição.
não convém, meus irmãos, que seja assim.
TG 3,10

Eu vos digo: no dia do juízo
os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido.
É por tuas palavras que serás justificado ou condenado
Mt 12,36-37

Conversa com Deus pela Bíblia: 40 Dias

  • Antes da leitura é preciso ter contato com a Sagrada Escritura, seja de forma impressa, ou pelos aplicativos de celular e internet. http://www.claret.org.br/biblia
  • Aquietar o corpo e o espírito seja na igreja, ou na própria casa.
  • Fazer uma oração ao Espírito Santo pedindo que Ele ilumine e clareie o entendimento acerca daquele texto. http://umaspreces.blogspot.com.br/2016/11/oracao-ao-espirito-santo.html
  • Ler o texto bíblico do dia.
  • Fazer uma leitura atenta, mas sem querer interpretar, somente buscando os personagens, o local e o contexto histórico.
  • Refletir sobre o significado e interpretação do texto.
  • Fazer uma oração de entrega desse texto, ressaltando o que a voz de Deus comunicou com ele.
  • É importante sempre fazer da Palavra de Deus uma oração

"Quais foram minhas palavras hoje?"
"O que falei?"
"Como falei?
"Abençoei ou amaldiçoei?"

17º Dia - Transformando Inveja em Gratidão:

São Mateus - Capítulo 20
1 Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã,
a fim de contratar operários para sua vinha.
2 Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha.
3 Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada.
4 Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário.
5 Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo.
6 Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes:
- Por que estais todo o dia sem fazer nada?
7 Eles responderam: - É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então:
- Ide vós também para minha vinha.
8 Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor:
- Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros.
9 Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário.
10 Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais.
Mas só receberam cada qual um denário.
11 Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo:
12 - Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós,
que suportamos o peso do dia e do calor.
13 O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça.
Não contrataste comigo um denário?
14 Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti.
15 Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz?
Porventura vês com maus olhos que eu seja bom?
16 Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.
[ Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos.]
17 Subindo para Jerusalém, durante o caminho, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes:
18 Eis que subimos a Jerusalém,
e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas.
Eles o condenarão à morte.
19E o entregarão aos pagãos para ser exposto às suas zombarias,
açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará.
20 Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos
e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica.
21 Perguntou-lhe ele: Que queres?
Ela respondeu: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino,
um à tua direita e outro à tua esquerda.
22 Jesus disse: Não sabeis o que pedis.
Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?
Sim, disseram-lhe.
23 De fato, bebereis meu cálice.
Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda,
isto não depende de mim vo-lo conceder.
Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou.
24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos.
25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse:
Sabeis que os chefes das nações as subjugam,
e que os grandes as governam com autoridade.
26 Não seja assim entre vós.
Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós,
se faça vosso servo.
27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo.
28 Assim como o Filho do Homem veio,
não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.
29 Ao sair de Jericó, uma grande multidão o seguiu.
30 Dois cegos, sentados à beira do caminho, ouvindo dizer que Jesus passava,
começaram a gritar: Senhor, filho de Davi, tem piedade de nós!
31A multidão, porém, os repreendia para que se calassem. Mas eles gritavam ainda mais forte: Senhor, filho de Davi, tem piedade de nós!
32 Jesus parou, chamou-os e perguntou-lhes: Que quereis que eu vos faça?
33 Senhor, que nossos olhos se abram!
34 Jesus, cheio de compaixão, tocou-lhes os olhos.
Instantaneamente recobraram a vista e puseram-se a segui-lo.




Oração:
Ninguém me cobice, Senhor.
Que eu também não cobice ninguém.
Seja eu desprendido, desapegado e despretensioso.
Renuncio á inveja!
Quem me olha, tenha um olhar santo para mim.
Quem de mim fala, tenha uma palavra santa sobre mim.
Quem por mim sente algo, tenha um sentimento santo sobre mim.
Por tudo o que tenho e pelo que me falta, obrigado, Senhor!
Pelo que preciso e pelo que ainda não consegui, obrigado, Senhor!
Pelo que não terei e não serei, obrigado, Senhor!
Por tudo e por todos, obrigado, Senhor!
Amém
 
 
REFERÊNCIAS:

MUCIO, Marlon Pe; VIEIRA, Fábio G. 40 Dias Transformando Maldições em Bençãos, ed. Canção Nova, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário